quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

David Lewelyn Wark Griffith (D.W. Griffith).


Griffith nasceu em Kentucky, Estados Unidos e começou sua carreira como ator. Trabalhava para Edwin Stanton Porter, com quem aprendeu a produzir filmes, e inovou decisivamente o cinema criando a linguagem cinematográfica, introduzindo novidades como a movimentação da câmera, o close dramático e atuações mais realistas.
Ele dirigiu cerca de 450 títulos, mas os grandes destaques são: O nascimento de uma nação (1915), obra que se passava durante a guer
ra de secessão americana e que foi acusada de racismo por fazer alusão à supremacia branca; Intolerância (1916) onde fez uso da montagem paralela, ou seja, a alternância entre linhas de ação criando um certo suspense em relação às ações do filme e Corações do mundo (1918) que se passava na Primeira Guerra Mundial e mistura ficção e documentário.

Ele fundou a United Artists juntamente com Charles Chaplin, Mary Pickford e Douglas Fairbanks, mas não participou da empresa por muito tempo. Continuou fazendo filmes, mas eles não conseguiram obter um sucesso comercial realmente, até que lançou The Struggle (1931), seu último filme e o segundo de sua carreira com som. D.W. Griffith era chamado por Chaplin de "O professor de todos nós". Ele morreu em 23 de julho de 1948 por motivos que a escritora desse blog desconhece.


Griffith recebeu um prêmio do Directors Guild of America em 1953 ( entre os ganhadores desse prêmio encontramos Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Woody Allen, Cecil B. de Mille e Akira Kurosawa), e foi homenageado num selo de 10 centavos em maio de 1975.

Um verdadeiro gênio do quadro cinematográfico mundial, Griffith
é figura essencial para o cinema que temos hoje.


2 comentários:

  1. Enfim: "Um verdadeiro gênio do quadro cinematográfico mundial, Griffith é figura essencial para o cinema que temos hoje."

    Você disse tudo.
    Parabéns pelo blog que está extremamente informativo. E vale salientar que são informações totalmente pertinentes!
    :)

    ResponderExcluir