segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Canções de Amor

Canções de Amor é uma história romântica como várias outras, e Christophe Honoré deixa isso bem claro logo no início do filme. O que diferencia o longa de tantos outros é o tratamento que Christophe dá aos personagens, aos diálogos, e à cidade de Paris, mais uma vez como musa inspiradora da história. Dividido em três partes, o filme começa contando a história do triângulo amoroso entre Ismael (Louis Garrel), Julie (Ludivine Sagnier) e Alice (Clotilde Hesme), e se desenrola a partir da morte de Julie, e do impacto que isso causa na vida dos personagens.

Apesar da tonalidade óbvia que o filme inspira inicialmente, Honoré foge do sentimentalismo barato comum aos filmes do gênero musical, principalmente quando romântico, em especial no teor das canções de Alex Beaupain, que vão desde letras engraçadas e irônicas até melodias tristíssimas, que envolvem o espectador. Além disso, a visão que o longa tem sobre a mor

te foge ao comum, quando Christophe apresenta as cenas congeladas e em preto e branco, mostrando a naturalidade que é morrer, mesmo que num incomum ataque cardíaco em uma jovem de 29 anos. Por sinal, é no tratamento que dá para a morte que o cinema de Honoré flerta com o de Pedro Almodóvar, apresentando um olhar generoso e personagens que, em meio ao caos emocional, procuram desesperadamente pela felicidade das mais diversas formas, demonstrando que não há um jeito errado de ser feliz.

O que torna Canções de Amor ainda mais belo é o transbordamento emocional das músicas de Beaupain, que não por acaso se encaixam perfeitamente nos diálogos, já que Honoré fez o filme inspirado nelas. Cantadas sem grandes pretensões pelos protagonistas e com melodias singelas, apresentam a beleza e a simplicidade de um almoço em família, do início incerto de um relacionamento homossexual, entre outras situações. Simplicidade essa que não é captada por todos os cineastas.



Ficha Técnica:

Título original: Les Chansons D'Amour

Gênero: Musical

Tempo de duração: 100 min

Música: Alex Beaupain

Direção/Roteiro: Christophe Honoré

Elenco: Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Chiara Mastroianni, Clotilde Hesme, Grégoire Leprince-Ringuet, Brigitte Roüan, Alice Butaud

Um comentário: